domingo, 23 de novembro de 2008

Natal

Ainda estamos em novembro, mas aqui em casa o clima natalino já se faz presente e está sendo muito bom... Este é o primeiro ano em minha casa nova, com meu marido, então somos os únicos responsáveis por qualquer detalhe que enfeite ou alegre a casa. Começamos com uma guirlanda na porta. Eu fazia planos de fazer uma com lã, como a que postei ano passado, mas quem disse que dá tempo de fazer?! Cheguei a comprar lãs e tudo mais, mas desisti. Paciência... Montamos a árvore de natal, que ficou linda, pena que não tem jeito de tirar uma foto decente. A árvore foi presente de minha tia, então fomos ao Saara procurar os enfeites e valeu a pena a caminhada, encontramos enfeites muito legais.



Para completar decidi fazer um tapete para colocar na soleira da porta. A inspiração partiu das artes de minha amiga Angela, que já está ficando mestre na arte dos tapetes de tricô em barbante. Em uma busca pelo Ravelry encontrei belas idéias e Abaixo segue o resultado.
Adaptei a receita deste endereço, tem cada coisa linda aqui. Uma amiga querida ampliou o gráfico para mim. Usei agulhas número 4,5 para um barbante número 6. Não gostei muito do resultado para esta agulha, no próximo usarei agulhas numero 4 e não vou separar a árvore da casa. As medidas do tapete são 70x38. Pena que não sei fazer gráficos no computador pois seria uma garantia de não perder nunca. Gostei muito do tapete, completou a decoração para o Natal.

sábado, 15 de novembro de 2008

Belezas do Paraná

No mês de outubro meu marido foi cuidar da mãe que passou por uma cirurgia(ela já está bem, tem sido disciplinada com as recomendações médicas), infelizmente eu não pude ir, mas ele me trouxe belas fotos para matar as saudades, além de outras gostosuras que só provei por lá...

Acima um ninho de tico-tico, abaixo a Barcelona, uma das vacas de minha sogra. Minha sogra é uma grande mulher, trabalhadora e apaixonada pelo que faz. Conheçe todas as suas vacas pelo nome e só de olhar pode dizer se há algo de errado com elas. Gente, esses animais são enormes! E espanta sua docilidade.

Abaixo estão os gatinhos da estrebaria. Lá é o território deles e os cães não se atrevem a ultrapassar! Só bebem leite (essa é a história que me contaram...rsrs). O cinza se chama Mimão(também conhecido como Gatão) e a da foto mais abaixo é a Gata Velha, não sei se esse sempre foi seu nome, afinal ela já foi filhote, né? Mimão tem 12 anos e Gata Velha nove anos.


Abaixo estão algumas fotos das roças. A primeira é de milho e a segunda é de trigo.

A primeira vez que fui lá me surpreendi com a variedade de tons de verde que uma paisagem poderia ter! Muitas roças de cores diferentes, como sempre vi nos desnhos do Pica-pau. Sei que parece bobo, mas estar perto de algo que sequer havia visto em fotos foi de encantar. Não posso deixar de comentar sobre a beleza do campo de trigo, parece um tapete que se move ao bater do vento, realmente lindo.

O Paraná é um belo estado e os paranaenses são muito gentis e receptivos. Adoro passear por lá, pois é muito diferente daqui. Encantador!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Estou (quase) curada...

No final de semana passado decidi pegar meus tecidos, só para ver quanto ainda tinha e acabei me surpreendendo por encontrar tanta coisa. É claro que sempre falta alguma coisa para combinar com outras... então decidi experimentar costurar só um pouquinho. Começei com o que já tinha cortado e depois pensei no que mais poderia fazer com o tecido que ainda sobrou e abaixo seguem as fotos com os resultados:



As necessaires ficaram lindas! muito delicadas. Elas tem forros estampados também, combinando com o tecido de fora.


Aqui está a coleção completa. As de ziper ainda estavam sem a florzinha.

Acima estão todas a bolsas que fiz e abaixo fotos mais próximas.


A melhor parte é que não tive problemas com a alergia! As bolsas ficaram super legais e eu muito satisfeita por conseguir fazer, mas pretendo costurar só de vez enquando para não correr o risco de ter que ficar sem fazer.

Faço planos de tricotar algumas coisas para o natal, mas os dias passam tão rápido que para garantir os enfeites vou comprar alguns. Assim que fizer algo posto as fotos.

Quero agradecer por todas as visitas e comentários, pois mesmo passando tanto tempo sem postar vocês sempre passam por aqui. Obrigada!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Conversa atrasada...

Depois de tanto tempo sem escrever nada finalmente consegui voltar!
Neste final de semana participei de mais um dos encontros mensais de tricô. Os encontros começaram a partir do grupo do qual participo pela net, mas agora considero um encontro de amigos, afinal a proximidade entre nós é tão grande e o prazer só se compara a reuniões entre grandes amigos. Nestes encontros aproveitamos para trocar receitas, tirar dúvidas e mostrar nossas produções. Abaixo segue as fotos de novas boinas que fiz durante o mês. As receitas são daqui, bem explicadinhas e fáceis de fazer.

Nesta foto todo o desenho por cima... gente dá um baita trabalho, mas o efeito fica lindo!

Mais um detalhe. A moça elegante com a boina nas mãos é a querida Rosângela.

A foto não faz justiça a bela cor desta boina! Fiquei apaixonada.

O Botão de madeira dá o toque de charme para finalizar a produção.

Mudando de assunto... Quantas vezes você foi ao salão cortar os cabelos, pediu exatamente o que queria e o bendito cabeleireiro, da mão nervosa, cortou mais do que vc pensou? No final de agosto fui cortar as pontas dos cabelos e lá se foram 4 dedos... nesta semana decidi que queria cortar os cabelos na altura do pescoço, mas fui categórica ao dizer que não queria que ficasse curto ao ponto de ficar na altura do queixo e... olha lá na foto! Nem preciso dizer da raiva que senti o resto do dia, né?! Bom, paciência, agora já acostumei com o tamanho do cabelo, e mais ainda com os elogios que ganhei :D.

No início do mês passado quase enlouqueci com uma promoção da knitpicks, com desconto de 40% nos livros, conprei um bocado, só que ainda aguardo a entrega deles... sou só ansiedade. Assim que chegarem coloco as fotos das belezuras. Só vai ficar difícil fazer todas as receitas lindas que eles trazem!

domingo, 10 de agosto de 2008

Boinas

Tenho tricotado bastante, nada como o clima frio para nos incentivar!
Fiz essas duas boinas esses dias. Elas são do mesmo modelo, porém feitas com lãs diferentes. A receita comprei aqui, aliás tem cada uma de deixar as mãos coçando...

A primeira fiz com lã desejo. Ficou muito macia e leve, aquece na medida para o clima carioca. A segunda fiz com lã sedificada, ficou um pouco maior, apesar de ter usado as mesmas medidas e o mesmo tamanho de agulhas. Essa usei num passeio a Visconde de Mauá, gente estava me sentindo! rsrs.
Executar este trabalho foi uma delícia! Começa com um icord, e foi a primeira vez que fiz. Tá bom, eu sei que é simples... mas foi minha estréia! As carreiras praticamente não se repetem, é preciso muita atenção. É uma descoberta muito legal ver a boina se formando, com torções e misturas que resultam em desenhos diferentes. Pretendo fazer outras, agora é só decidir as cores que mais combinam comigo...
Não posso deixar de dar os devidos créditos das fotos que foram tiradas pelo fotografo oficial dos encontros de tricô, o querido Rodrigo.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mais tricô

Ainda com as agulhas a todo vapor, fiz algumas coisas diferentes, pena que tirar as fotos dá um bocado de trabalho, já que nem sempre tenho alguém para me ajudar, mas aos poucos elas saem. Abaixo as fotos de uma faixa para cabelo. A receita é uma mistura de receitas e dicas das queridas tricoteiras, experientes e generosas, pois sempre dividem seu conhecimento. A Grace recomendou os pontos centrais da faixa, apenas substitui os pontos de borda de cordões de tricô por ponto arroz. As laterais inferiores fiz baseada nas receitas sugeridas e enviadas pela querida Judy. Tá certo que as receitas delas eram lindas, mas pensei que dar um toque pessoal, mesmo sendo uma mistura, também valorizaria minha produção... Obrigada queridas!
No detalhe, o botão de madeira que utilizei para finalizar a produção. Sei que sou coruja, mas acredito que tenha deixado a faixa muito mais sofisticada com o botão de madeira do que com outro fechamento mais simples... :D
Abaixo um cachecol inspirado na sugestão de uma adolescente super fashion! Fiz com lã desejo, 260 pontos na agulha, trabalhado em cordões de tricô. Ele tem mais de 1,80m de comprimento e cerca de 8cm de largura. O detalhe que faz a diferença está na maciez da lã, que parece feita para roupas de bebê, mas pode ser tecida com agulha um pouco mais grossa. Pena essa lã não ser vendida no Rio de Janeiro, o que me obriga a comprar pela net e só ter certeza da cor escolhida quando a encomenda chega...

Apresento as novas pulseiras. Nunca dá tempo de mostrar todas, pois sempre vendo antes de conseguir tirar as fotos, mas fiquei orgulhosa de meu trabalho. Essas fiz em ponto arroz e ponto meia, a diferença está na costura que aprendi com o Aloisio, o que proporcionou um belo acabamento, valorizando meu trabalho.


Obs.: Ahh, à querida Flavia Duarte, não consigo mais enviar emails para você, pois as mensagens sempre voltam. Quando puder me envie outro endereço para podermos continuar a conversar, ok?




domingo, 20 de julho de 2008

Blocagem

Quem já não ouviu falar sobre o assunto? As vezes ele é apenas citado, em outras é explicado timtim por timtim... Bom já li um bocado a respeito, mas ainda não tentei fazer. Como toda viciada em tricô assumida, para qualquer procedimento, precisamos de todos os acessórios possíveis, então comprei minhas primeiras placas (mas não se engane pensando não vou tentar a técnica do ferro à vapor!).
Eu podia jurar que essas placas custava mais barato! A maior mede 1mx1m e as menores medem 50cmx50cm. Primeiro comprei a maior, mas quando cheguei em casa fiquei pensando como blocaria aquele cachecol, que ainda não terminei, já que ele teria um comprimento maior que um metro... corri na loja e comprei as menores! Agora é só ter coragem e tempo para enfrentar esse desafio, pois vontade não falta.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Boina e pulseira

Outro dia vi uma receita de boina muito simples, sugerida pela Beatriz Medina, que chama de 'receita sem receita', rsrs. O caso é que fiquei imaginando se conseguiria fazer minha boina ficar com esse desenho na parte de cima. O querido Aloisio me ensinou a fazer aumentos como se estivesse colocando um novo ponto na agulha e lá fui eu, começar os trabalhos.
Gostei muito do resultado, ficou bem desenhadinho, mas quase me embaralhei com tantas agulhas nas mãos. Usei lã desejo e agulhas de duas pontas, número 5.

A próxima farei com uma circunferência dois ou três centímetros maior, para ver se fica mais caída. A sanfona fiz em barra 1/1, com ponto meia torcido, por sugestão da Grace. Gostei muito do resultado.
Mudando de boina para pulseira... fiz essa para usar outro dia e esqueci de postar. Gostei muito do resultado, além de poder fazer com uma cor que combinasse com o que ia usar é muito gostoso de fazer. A inspiração ( e as instruções também) vieram daqui.

A bela mão da foto é da querida Rosangela. Foi tirada em um de nossos encontros de tricô aqui no Rio de Janeiro. Todos levaram alguns trabalhos, então decidi levar minha modesta produção...

Presentes

A greve dos correios quase me mata de ansiedade!
Foi proposto uma troca de presentes entre membros de uma comunidade do Ravelry, do qual participo. Minha parceira de troca foi a Ana, do blog Bola de Berlim. Ela é um amor e sua amizade foi um grande presente que ganhei neste ano. Mas voltando a troca, abaixo segue a fotos dos presentes maravilhosos que ela me enviou:

Já me derreti toda com tanta coisa legal, nem sei do que falar primeiro! Os chocolates, irlandeses, são maravilhosos! O chá é de um aroma delicioso, e o sabor parece amaciar a boca. A lã satisfez um de meus sonhos de consumo! Gente ela é tão macia que nem dá coragem de desfazer o novelo, só fico namorando...rsrs. O pano tem um bordado lindo, muito bem trabalhado, chega dar vontade de fazer aulas com ela, para aprender esse acabamento, pois meu bordado só fica bonito do lado direito. Adorei tudo o que ganhei! o cartão, além de muito fofo, veio recheado de palavras carinhosas e amigas. O sabonete artesanal espalhou seu perfume por quase todos os itens e agora fico pensando que toda vez que sentir seu cheiro ou algo parecido vou lembrar da felicidade que senti enquanto descobria a alegre surpresa que cada item trouxe.
Agora também tenho uma mascote!

Toda vez que pego nessa ovelhinha não dá vontade de soltar, só falta escolher um nome.
Vocês não adoram quando os correios trazem seus pacotes?!?

domingo, 13 de julho de 2008

Tricô, tricô, tricô...

Gente que delícia é tricotar com esse tempo friozinho!
Infelizmente vou passar mais algum tempo sem costurar por causa da alergia, mas como Deus é bom...Não sinto nada quando tricoto!!! Então ai vai um pouco do que tenho feito:Esse cachecol fiz com a lã macarena, da Aslan, agulhas numero 12 e o ponto usado é o ventania (multiplo de três, 1sf,1laç,2ptj, sempre em tricô).
A primeira vez que vi esse ponto foi no blog da Marcia e não descansei enquanto não experimentei. O cachecol fica lindo, uma delícia de tocar e dá a sensação de estar enrolada em um cobertor fofinho.
Esssa é uma pequena parte da produção dos últimos dias...
Claro que não são todos meus, rs. Eles já tem endereço certo. Na foto abaixo a mesma receita, só que usando a lã astrakan. Também ficou muito bonito, mas bem comprido. A cor é maravilhosa.
O cachecol abaixo fiz seguindo a receita que a Rosi postou em seu blog e, pacientemente, me explicou nos mínimos detalhes. Usei a lã fiesta e qd for repetir a dose farei as carreiras em cordões de tricô.O seguinte é uma criação da querida Milady! Um charme, fica muito elegante.

Aliás, a chiquérrima Grace escreve uma coluna no site da revista Manequim, muito legal, cheia de informações e, claro, ótimas receitas para as tricoteiras de plantão.
O tricô me traz muita alegria, me aproxima de pessoas maravilhosas e dá muito prazer a cada trabalho concluido. Para falar a verdade dá prazer até nos trabalhos que ainda estão na minha cabeça, pois também é muito bom pensar nos projetos e todas as suas possibilidades.

domingo, 15 de junho de 2008

Trabalhando

Depois de uma semana tumultuada, finalmente chegou o final de semana, com muito tricô, amizades e costuras. Foi uma delícia!
Nesta semana fiquei péssima por conta da alergia, então decidi parar de costurar por um tempo mais longo, pois piorei quando fiquei muito tempo manuseando os tecidos. É uma decisão difícil, pois adoro costurar, mas a saúde precisa vir primeiro... mas como ainda tenho algumas encomendas, vou terminá-las e colocarei algumas fotos aqui antes de deixar as bolsas. Mas é SÓ POR UM TEMPO, pois sei que não vou aguentar ficar longe desse trabalho que me traz tanto prazer.
Segue a foto de uma bolsa que fiz para dar de presente. A foto é da parte interna da bolsa, virei apenas para mostrar melhor como as agulhas podem ser acomodadas. Tem bolsos especiais para colocar agulhas de tricô, retas e circulares, assim quando for carregar o tricô nada se perde dentro bolsa. Estou ansiosa para que a dona a veja logo, mas vai demorar um pouquinho...

Estou tricotando um cachecol novo, em lace. Para mim é um desafio, pois tem muitas laçadas e um baita gráfico. A receita é da knitty.com. Como a idéia era ver se conseguia decidi usar a lã Kalú, que não é muito fina, mas parece um pouco mais delicada. Aqui segue a foto:Para variar ainda não acabei o cachecol, mas dessa vez já disse onde encontrar a receita...rs.
Coloquei um número de pontos maior do que o indicado pela receita por que queria que ficasse mais largo, assim poderia cobrir os ombros com ele.
Pretendo blocar quando estiver pronto, o que será outro desafio, pois ainda não tentei fazer isso. Só fico imaginando quando conseguirei terminar...

terça-feira, 3 de junho de 2008

Voltando

Finalmente o dia da prova passou! Agora estou tentando me adaptar a nova rotina e correndo para organizar tudo o que deixei de lado enquanto me concentrava nos estudos. Sou ansiosa, queria fazer tudo para ontem, mas, infelizmente, isso não é possível, então terei que fazer tudo a moda antiga... devagar. rs
Quero agradecer o carinho de todas as amigas virtuais e dizer que fico muito feliz em saber que tive muitas visitas, mesmo estando distante por muito tempo desse espaço que tanto gosto. Espero que daqui para frente possa enchê-lo de informações e coisas legais.
Como disse em minha última postagem, minha mãe fez um avental lindo para mim, então ai vai a foto:
Ela é mesmo talentosa, mas também tem seus momento de preguiça, me fez marcar todo o quilt, senão não o faria. Adorei o presente.
A manta que estou fazendo, aquela com ursinhos, ainda não consegui terminar, mas como estou demorando muito, achei melhor colocar logo o endereço e deixar de ser preguiçosa. Assim que acabar coloco a foto.
Bom, agora é ver o que o futuro me reserva.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Novidades

As coisas continuam complicadas e o tempo muito curto! A prova que vou fazer foi adiada por mais um mês, com isso devo ficar mais tempo longe das agulhas e da máquina... Vocês podem imaginar a falta que sinto, não? Para completar estou mudando de casa! Está tudo fora do lugar, tenho trabalhos para fazer e não sei como dar conta de tantas coisas pendentes, mas sei que com um pouco de paciência as coisas se ajeitam!
Pretendia postar um avental lindo que minha mãe fez para me presentear, mas a máquina já está em uma das caixas, lacrada, e só Deus sabe em qual delas. rs
Outra novidade maravilhosa é que o grupo Montricot, do qual faço parte, está ficando famoso! Chique, não!?! Aqui você pode assistir a entrevista que os membros do grupo deram para o programa Atualíssima da TV Bandeirantes. No início deste mês também foi publicada uma matéria na revista Veja, de São Paulo. O grupo promove encontros mensais em São Paulo, neste mês o encontro ocorreu simultaneamente no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, Minas Gerais e São Paulo. Acreditamos que esta seja uma oportunidade para que o tricô seja mais valorizado, que as empresas que produzem fios reconheçam que este é sim um mercado exigente e melhore a qualidade dos fios e ouçam suas consumidoras!
Bom, agora tenho que ir, terminar de embalar as coisas para a mudança... Ai, ai.

domingo, 23 de março de 2008

Tempo

O tempo, como sempre, anda muito curto, então não posso me dedicar tanto quanto gostaria ao blog, nem aos trabalhos manuais...Quero agradecer a todas pelo apoio com a dieta. Como disse, ela anda bem, mas eu, definitivamente ando sofrendo!
Tenho estudado muito para um concurso e estou muito ansiosa com isto! Talvez fique mais tempo sem escrever nada, mas assim que passar este período pretendo retomar os trabalhos e o cuidado com este cantinho.
Peço as orações de todos, pois este concurso é muito importante para mim! E lá vou eu estudar... afinal, se não plantar não há colheita!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Alfinete

Hoje quero dividir com vocês algo que a Valesca me apresentou! Um alfinete.



Tricoto com a linha no pescoço, mas quando o tempo está muito quente não posso tricotar, sem contar que a lã machuca o pescoço. Valesca me falou sobre esse alfinete, então aproveitamos o encontro e fomos ao armarinho, e não é que encontramos! Gostei muito, pois funciona da mesma maneira que o pescoço, é só passar a linha no ganchinho. Para mim foi um achado, é muito bom tricotar com ele porque não machuca e a lã corre mais solta. Resumindo: é tudo de bom.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Novidades

A semana continua cheia, mas não desanimo!
Hoje fui comprar um tecido para uma necessaire e quando estava comprando uma moça que trabalha na loja me chamou a atenção para um promoção de tecidos. Bom, não era do tipo de tecido que compro para minhas bolsas, mas encontrei esse crepe lindoooo! O preço, melhor ainda.


Trouxe para casa e fiz essa blusa para minha querida mãezinha. Ficou do jeito que ela gosta e a cor ficou muito bonita para ela.

Mudando de assunto... tenho uma amiga que vai ter um bebê, então decidi me arriscar neste mundo de coisas fofinhas e tricotar uma manta. Abaixo a foto da evolução do trabalho. Quando acabar coloco o link de onde tirei a receita. Tenho que confessar que a inspiração partiu de quando vi as fotos do flick da Valesca, ela fez uma linda.


Também tenho uma descoberta para dividir. Sempre vi as meninas contando que preferem tricotar com agulha circular e não conseguia entender qual a graça, afinal as agulhas retas são tão lindinhas e tem espaço para peças grandes também. Nestes dias a questão surgiu novamente e pensei em experimentar tricotar a manta em uma agulha circular de fio longo que comprei há tempos. Quando os quatro primeiros quadrados ficaram prontos ainda não estava convencida, então decidi trocar para as gulhas retas. Só então percebi do que elas estavam falando! A agulha reta ficou pesada e minha mão começou a doer e a suar porque tinha que segurar as agulhas e a manta para tricotar, enquanto que com a agulha circular é preciso segurar um pedaço bem menor da peça....Não tem jeito, as agulhas circulares são mesmo imbatíveis.


Quero aproveitar para agradecer as manifestações de apoio e contar que a dieta vai bem, eu que estou sofrendo um pouquinho...rsrs. Agora tenho um quilo a menos, então falta pouco para acabar.