domingo, 9 de dezembro de 2007

Bolsa de joaninhas

Tomei coragem e decidi fazer um passo a passo de uma bolsa. Espero que seja o primeiro de muitos. Como não tenho experiência com isso, peço que deixem sugestões, se faltou explicar algum detalhe ou se há alguma parte de poderia ser mais detalhada.
Para esta bolsa escolhi o tecido que mais gostei, o de joaninhas. É um tecido de algodão, de ótima qualidade e macio ao toque.
Você vai precisar de: 50cm de tecido estampado para a bolsa; 50cm de tecido para forro; entretela para as alças e para o bolso interno; um botão e linha.
Corte dois retangulos de 30x36cm, no tecido estampado e no tecido para o forro. Este será o corpo da bolsa.
Não esqueça de colocar o direito do tecido voltado para dentro e riscar no avesso. Aproveite para medir a distancia entre as alças e marcar no tecido estampado.
Para as alças faça duas tiras de 52cm de comprimento e dois cm de largura no tecido estampado, no forro e na entretela, sempre deixando sobras para as costuras! Para o bolso interno corte um retangulo de 12x10cm nos tecidos e na entretela.

Para a tira de tecido que fecha o botão corte uma tira de 18cm de comprimento com 2cm de largura. dobre em viés e pesponte.


As primeiras providencias são colar as entretelas nas alças e no bolso interno.

Entretelas coladas, una o forro as alças estampadas, direito com direito, assim como o bolso interno. Costure pelo avesso. Eu costumo costuras pelo lado da entretela, pois assim o tecido não enrruga, entortando a costura.




A foto acima é do bolso interno
Costure as laterais das alças, avesso com avesso, vire as alças e passe as costuras a ferro. Costure as laterais e o fundo do bolso interno, deixando a parte de cima aberta. Vire e passe as costuras. Dobre a parte aberta para dentro e pesponte. Pesponte também as alças.
Prenda o bolso interno em um dos lados do forro com pespontos.


Costure as laterais do corpo da bolsa e o fundo. No forro costure as laterais e parte do fundo, deixando uma abertura no centro para virar o fundo e fazer os acabamentos. Depois de costurar passe as costuras a ferro.




Marque os cantos da bolsa, lateral com fundo, formando um triangulo de 2,5cm de altura e 5cm de base, tanto no forro quanto no tecido estampado. Costure a linha marcada, corte as sobras e faça o chuleado. Vai ficar assim:

Coloque o forro dentro da bolsa e fixe as alças com alfinetes, assim como a alça para prender o botão.


Marque al laterais, coincidindo as costuras laterais do forro e do tecido estampado. vire o forro da bolsa para fora, usando a parte do fundo do forro que ficou aberta.

Agora é so juntas as bordas da bolsa, costurar, reforçando a costura nas alças, revirar novamente a bolsa, para que o forro fique no lugar certo, passar as costuras, pespontar as bordas e pregar o botão. Por ultimo csture o pedaço do fundo da bolsa que está aberto. Eu prefiro costurar a mão, para um acabamento mais delicado.


Aí está. Adorei o resultado, a bolsa ficou um charme! É pequena por fora, mas cabe um mundo de coisas dentro.






12 comentários:

Cris disse...

Menina:
Adorei seu blog! Você é talentosa demais! As bolsas são um luxo, que eu amei, mas como não sei costurar à máquina, fico só na vontade....

Bjs,

Cris

Anônimo disse...

A bolsa ficou bem gira! Gostei imenso do tecido aplicado!

bjs

Mónica

Unknown disse...

Oiii,adorei a bolsa,ficou sensacional...Vou querer encomendar
uma...pois tenho certeza q vou arrazar!!!bjks e parabens!!

Unknown disse...

Oiii...adorei seu trabalho,continue pois vc é muito talentosa...ficou sensacional...bjks e parabens!!!

Judy disse...

Parabéns Márcia, seu blog é ótimo.
Gostei demais, seus trabalhos são lindos, de muito bom gosto.
Vou visitá-la sempre.
Um abraço.

Tany disse...

Que passo a passo maravilhoso! A bolsinha ficou linda, parabéns!!!

Beijos de Portugal,

Tany

Monica disse...

Nossa, olhando assim parace fácil, mas para mim, que não tenho domínio sobre a máquina de costura fica dificil.Não consigo fazer uma costura reta hehehehehe!!!!Quem sabe um dia!!!!Gostei muito do passo à passo!!!!
bjos

Regina disse...

Oi Marcia, adorei seu blog. E amei o passo a passo da bolsa, estou até me animando a fazer uma. Bjoss

anatricotando 2 disse...

querida aceitei o convite e estou aqui.amei essas bolsas,são lindas!!!!!!!!aquela de melancia ficou um encanto,amei!.se precisar de alguma coisa pode contar comigo.tenho os blogs
www.anatricotando.blogspot.com
www.anagalhard.blogspot.com
wwwanatricotando2.blogspot.com
ando um pouco distande deles,mas a qualquer hora volto com força total.beijos no coração.

Anônimo disse...

Marcinha, amei o blog e quero parabenizá-la pelo excelente trabalho pois és super talentosa e muito detalhista. Sou fã do se4u trabalho e consumista nata de suas bolsas um grande beijo Estela.

Fernanda disse...

Parabéns!
Amei!!!
Bs, Fê

Fernanda disse...

Parabéns!
Amei!!!
Bs, Fê